Trader como começar – Guia completo

O que é um trader?

Como começar a carreira como trader?

Trader, e ai, ja sabe como começar?

Você tem vontade e ganhar com o mercado financeiro? Tem interesse em arriscar mais em seus investimentos?

Então, bora pro papo!

Existem várias maneiras de rentabilizar seu capital. O que é o mais comum hoje em dia é apostar em renda fixa, que não é uma operação que traz muitos riscos. Não traz muitos riscos e também, em contraponto, não é capaz de trazer muitos rendimentos.

E existe a possibilidade de arriscar muito e ousar, usando a partir do mercado de ações, operando diretamente na bolsa de valores.

Essa técnica tem crescido muito no Brasil.

Guia de como começar a carreira de trader
Guia passo a passo da carreira de Trader – Por onde começar?

Mas afinal, o que é um Trader?

Trader é um profissional que trabalha no mercado financeiro comprando e vendendo ações. Compra algo quando está na baixa e vende em alta, por exemplo.

O que todos atuantes deste mercado são é: acumuladores de capital. Seja ele um trader, seja ele um investidor de longo prazo.

Quer investir na bolsa de valores? Quer encarar a novidade das criptomoedas? E que tal investir em Forex ou em opções binárias?

Só para avisar, aqui neste texto você não vai encontrar um método de conseguir dinheiro fácil. Tudo aqui exige muito trabalho, muito profissionalismo, gestão de riscos e disciplina!

É sim, uma profissão muito lucrativa. Mas com toda certeza, é uma profissão que exige muita dedicação, disciplina e foco!

É uma atividade arriscada! Mas, lembre-se: qualquer atividade que te dê uma remuneração acima da media, exige a tomada de diversos riscos.

Além de é claro, muito estudo!

Falo isso, porque para tomar cada decisão de compra e venda de alguma operação de Trader, eles precisam fazer muitas análises gráficas. E lá se vai horas de estudo para conseguir entender quando é a melhor hora de entrar ou sair daquela operação. Ou para entender qual é a operação que vale a pena ser feita, etc.

Então resumindo: trader é um profissional que atua em diversas areas de investimentos que possuem uma durabilidade relativamente curta. Ele baseia sua tomada de decisão a partir de dados de gráficos e com isso, pode minimilizar seus riscos.

Dentro dessa área, existem muitas formas de atuar. E é sobre isso que irei comentar a seguir.

Quais tipos de trader?

São chamados de tipos de trader, mas na realidade, a diferenciação entre eles é focada no tempo que cada operação dura.

Como disse anteriormente, Trader é aquele profissional que compra alguma ação e depois vende. A expectativa ideal é comprar quando uma ação está o mais barato possível e vender no momento que ela estiver mais valorizada. Aproveitando os picos de mínimas e altas.

Essas compras e vendas duram minutos, horas, dias, semanas, e pra decidir qual desses é o melhor, depende do que o Trader escolher.

Scalper Trade

É a operação mais rápida que tem nas definições. São aquelas operações que se fazem em um período de tempo super curto cerca de horas e minutos.

Day Trade

Em segundo lugar, temos as operações mais famosas por ai. As de Day Trade. É aquela operação que trabalha focada em operações de um dia.

Swing Trade

São aquelas operações de um pouco mais de 2 dias, 3 dias… Quem sabe até uns 8 dias. Mas são as operações de maior tempo gasto.

Que são esses gráficos?

Candlestick é uma representação gráfica que mostra as variações de preço. Sao como velas japonesas e eles mostram 4 pontos. Minimo, máximo, abertura e fechamento.

Durante uma compra: pode ser até em uma feira: tem o valor que começou a vender, o valor final mas tem tambem um momento que o preço foi mais alto e um momento que foi mais baixo.

Eles sao sinalizados em azul e vermelho para mostrar o seguinte: azul é quando ele fechou o dia com o valor maior do que começou e vermelho quando fechou o dia com mais do que fechou.

As três coisas que um trader precisa para começar:

Sinceramente, para não começar quebrando a cabeça, se perdendo muito facilmente, entre outros, eu diria que ele precisa começar bem. E, para isso, recomendo que precisa de 4 coisas:

  • Um notebook com acesso a internet
  • Um pouco de dinheiro
  • Um mentor
  • Um simulador

Notebook

Muitas pessoas falam que precisa de vários monitores, varios compudadores para começar um trabalho como Trader. Mas, na verdade, o que você precisa é de um notebook que tenha acesso a internet de qualidade.

Neste ponto, realmente não recomendo que se use celular, principalmente pela tela ser muito pequena. Para iniciantes, isso pode ser complicado para começar nas análises.

Um pouco de dinheiro

O ideal, eu diria era que você precisa de uns 500 dólares para começar. Mas, tendo 100 já é o suficiente para arregaçar as mangas e começar o trabalho.

Mentor

E por fim, pensei em um mentor. Vai ser muito necessário você ir atrás de conhecimento, muito mesmo. E as vezes a gente se perde com o tanto de conteúdo online e gratuito que vemos por ai. Seguimos cárias pessoas e entramos no Youtube, ve um video, vê outro, acabamos por nos perder.

Para realmente começar direiro, recomendo fotemente que tenha um contato maior com um mentor. Escolha um mentor que seja bom e vá em frente com esse estudo.

Minha dica nesse ponto é: compre um curso que tenha bom custo benefício pra você e que nele você já tem imbutido um suporte, assessoria. Porque ai você aprende com os melhores.

Se o curso tiver um grupo de estudos ainda, MELHOR. Se o prdessor for um cara influente no mundo digital, e for desses que faz lives e tira as dúvidas de seus alunos: PERFEITO!

Se você quer conhecer um curso que eu amei muito fazer e achei muito completo, vou deixar o link aqui e você já cai direto para página de compras dele.

Caso queira ver um review deste produto antes, clique aqui e leia meu depoimento.

É necessário ter uma boa estratégia, uma boa gestão de risco e uma disciplina fenomenal! E sobre isso, iremos comentar no decorrer desse texto. Mas agora, já me responde essa: você tem sangue de barata?

Primeiramente, foque no essencial.

O essencial para poder começar é simples: buscar por conhecimento, adiquirir experiência, conseguir esse capital inicial necessário.

Como começar a carreira de um Trader de Sucesso:

Tenha estratégia

Sabe aquilo que falei anteriormente sobre buscar conhecimento? É muito isso! Mas, é importante ter esse passo a passo de qual atividade irá fazer, qual estratégia irá usar.

É importantíssimo ter uma boa estratégia para começar bem sua carreira como Trader.

Gerencie seus riscos

Segredo 2: gerenciamento de riscos. é importantissimo fazer uma gestão de risco e gestão de performace. É definir limites do quanto você consegue arriscar, o quanto você aceita perder. Quantas ações e contratos você vai negociar? Até quanto você pode ir? (Definir sua mão)

Gerencie sua performace

Gestão de performace é olhar seu historico ecomeçar a melhorar.

Disciplina

O primeiro passo para ser disciplinado é ter uma rotina! Rotina de meditação, esporte, leitura, etc.

Sabe o que mais faz um Trader perder dinheiro? É quando ele insiste na operação e deixa suas emoçoes falarem mais alto do que o controle de risco que ele fez.

E isso acontece muito.

Muitas vezes começamos uma operação que sabemos que é boa. Iniciamos e começamos a perder, esperamos mais um pouco, afinal, sabemos que vai subir.

E esperamos e não sobe.

Até que chega no nosso momento final, que já abaixou tanto que está no máximo que nosso planejamento permitiria.

E, por insistência, cabeça dura, falta de controle emocional… Muitos continuam.

E dai, a perda é enorme.

Ou seja: o que você deixar planejado na gestão de riscos, você deve fazer e seguir com todas disciplina!

Paciência

É necessário muita, mas muuuita paciência para suportar essa gestão de performace. É preciso paciencia para entender que existem momentos de perdas. Mas é importante ter a resiliência para continuar mesmo após ações.

Pense no longo prazo

Mesmo que a operação de um trader seja curta, é importante ter a visão de longo prazo.

Só a visão de longo prazo que consigo ficar calmo no dia que perco dinheiro. E somente ela me faz agir com sabedoria no dia que ganho mais do que o normal.

Aja como profissional

Seja profissional: precisa mesmo aprender, passo a passo e seguir firme.

Mantenha-se estudando sempre

No trade: ganha quem se adapta mais rápido

Vou falar um pouco de algumas dicas para quem quer ter uma rotina mais produtiva e certa como Trader. Alguns passos acho mais importantes que outros, mas todos fazem parte de uma estratégia maior. Deixo tudo por escrito, a seguir:

A rotina de um trader, o que você faz na hora que acorda?

Qual seria a rotina de um trader que quer ser cada dia mais profissional e está na busca de seu sucesso na carreira?

Meditação

Aqui falei meditação, mas pode ser qualquer atividade que te ajude a controlar um pouco mais seus pensamentos. Ajude a ter uma visão sobre tudo e assim organizar melhor suas metas e objetivos.

Falamos muito nesse texto sobre disciplina e aqui, o ideal é conseguir fazer isso apartir de uma rotina de meditação.

Ler livros:

Falamos muito sobre o mindset empreendedor, de saber colocar riscos mas gerí-los sempre com muita inteligência.

Por isso, recomendadíssimo fazer a leitura de livros que ajudem no seu desenvolvimento pessoal, assim para também aumentar a sua perspectiva e mindset.

Estudar:

Não adianta começar a fazer seus trades e ficar parado nos estudos. Admiro muitos gênios dentro desse mercado, que mesmo já tendo muita experência, eles estão sempre ligados nas regras do jogo.

Essa dica vale mais ainda para aqueles que estao trabalhando com criptomoedas (alõ alô Bitcoin). Afinal, elas são novidades da Tecnologia, Indústria 4.0, Blockchain. Ou seja, ainda tem muito a ser desenvolvido e difundido sobre o assunto.

Ligado nas notícias

Fique atento nas principais noticias do dia, para começar a antender mais sobre o mercado. Fique por dentro das melhores informações sobre o que você precisa. É de extrema importância porque essas noticias influenciam muito na subida ou queda de muitas ações. Canal de ações BloomBerg

Rever os ganhos do dia anterior

para analisar os alvos que tenho e ver se algo precisa ser alterado, ou algo pode melhorar.

Concluindo

Com essas dicas você pode ter certeza que consiguira seguir nessa carreira tão incrível e promissora.

Se quer saber mais sobre o curso que falei acima, clique aqui e leia!

Qualquer dúvida, me mande uma mensagem, ou faça um comentário que responderei com maior prazer!

Leave a Reply

error: